quarta-feira, 18 de julho de 2012

Manchas na pele


As alterações da cor da pele são denominadas discromias e podem ser representadas por manchas mais claras (hipocromias) ou mais escuras (hipercromias) que a pele normal. As hipercromias de maior ocorrência são: cloasma, efélides, eritema fixo pigmentado, e melanodermias pós-inflamatória. O trabalho de uma esteticista restringe-se ao tratamento das manchas, desde que essas estejam a nível epidérmico ou misto.
·         Hipercromias: manchas escuras, pardacentas ou de cor café com leite, de forma, tamanhos e números variáveis, contornos irregulares, limites imprecisos, localizadas de preferência na face. Estariam relacionadas a distúrbios hormonais, uso de cosméticos fotossensibilizantes e exposição ao sol.
·         Efélides: manchas castanhas e pequenas, em número variável. Localizadas geralmente nas partes de exposição ao sol. Dominante nas pessoas ruivas. Ocorrem devido ao aumento da atividade dos melanócitos e surgem após exposição à luz solar, principalmente crianças e adolescentes ou adultos jovens de pele clara.
·         Melasma ou Cloasma: Afetam com muita frequência as mulheres, principalmente as morenas; de uma coloração mais ou menos homogênea, de contornos bem definidos, se dispõe na testa, bochechas, dorso do nariz e na região ao redor da boca;
Tratamento:
Peeling de diamante – É uma técnica de esfoliação leve utilizando-se uma ponteira de diamante que desliza sobre a pele promovendo a renovação celular. O objetivo principal dessa técnica é a formação de colágeno, aumentar a elasticidade da pele, clarear manchas, diminuir a oleosidade, diminuir acnes e cicatrizes e no tratamento de estrias. É menos agressivo que o peeling químico.
Peeling químico – Também conhecido como quimioesfoliação ou dermopeeling, consiste na aplicação de um ou mais agentes esfoliantes na pele, resultando na destruição de parte da epiderme e/ou derme, seguida de recuperação de tecidos epidérmicos e dérmicos. Os peelings podem atenuar rugas finas, clarear manchas, melhorar o aspecto das cicatrizes de acne, além de tratar o envelhecimento precoce.



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Estudo que apresenta melhoras em uma associação de tratamentos


     Um estudo foi feito por estudantes para verificar a melhora do quadro de fibrose (celulite) localizada em glúteos e coxas através do uso de endermologia, corrente russa e massagem modeladora. A paciente no qual o estudo foi realizado conseguiu perder, aproximadamente, 10 cm nas medidas das pernas. Além das medidas, a pele ficou muito melhor e reduziu bastante o quadro de fibrose.
     A Fibro edema giloide ou ainda como é chamada a celulite, é uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, que infiltrando-se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva (Guirro & Guirro, 2002).
     A endermologia nos planos cutâneos e subcutâneos, normalmente no tecido conjuntivo, tecido adiposo e estruturas vasculares e linfáticas. Promove o aumento na circulação local, rompe nódulos fibrosos, estimula e transforma a gordura em glicerol (substância absorvida pela circulação) é eliminada pelo organismo e também restaura a qualidade do tecido cutâneo. Ainda proporciona um desfibramento profundo e um aplanamento da epiderme, por meio desta técnica normaliza-se a vascularização cutânea eliminando as toxinas, melhorando então o aporte de substâncias e os elementos nutritivos que agem sobre o tecido conjuntivo.
     A corrente russa é utilizada por ser relativamente agradável, dificilmente fere a pele, e causa uma tensão máxima no músculo quando usada com intensidade suficiente. Com a corrente russa, o músculo pode ser tencionado por mais tempo. Eficaz no fortalecimento muscular tanto em pacientes saudáveis como em pacientes no pós operatório.
     Além do relaxamento e do apoio que oferece, a massagem terapêutica é benéfica devido a sua influência sobre diversos processos orgânicos. Existe o efeito mecânico que age sobre os tecidos moles e influencia a circulação, ativando o retorno venoso.
     O ponto básico para a melhoria da circulação local, a redução do edema e da fibrose instalados, e para fins, vários recursos são utilizados: drenagem linfática, corrente russa, ultrassom, endermologia, eletroforese, massagens, etc.